- Área: 269 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Christian Richters
-
Fabricantes: Aesy Liften, Bellfires, Cassina, Eames, Flos, Mosa, Saint-Gobain, Solar Frontier, Solarlux
Descrição enviada pela equipe de projeto. BERG + KLEIN projetou um loft inserido na paisagem das dunas de Hoek van Holland, em Roterdã, na Holanda. A ideia básica da Villa H era ter uma planta livre, uma vista atrativa e espaços limitados, mas bastante específicos.
Nas discussões com o cliente no início do processo de projeto, ficou claro que ele tinha o desejo de criar uma arquitetura numa escala que lhe encaixasse pessoalmente. BERG + KLEIN e o cliente discutiram a arquitetura e o design a partir de referências que vinham do Chile, México e Brasil. Combinar concreto, madeira e pedra natural em uma bela paisagem guiou o projeto desde o início.
A Villa H é predominantemente horizontal com um elemento vertical, uma escada entre duas paredes de concreto que liga o subsolo, o primeiro pavimento e o terraço da cobertura. O projeto focou na composição e na dimensão exata dos espaços feitos sob medida, como o terraço com uma ampla vista para a floresta, a sala de estar com lareira, e a entrada - como um clássico vestíbulo. Foram elementos importantes para o projeto também as porções em balanço da casa. Elas dão uma articulação horizontal e enquadram a paisagem entre o chão e o teto.
A construção da casa é em concreto moldado 80% no local. As paredes do subsolo e as paredes verticais dos dois lados da escada são de concreto aparente. Para obter o melhor resultado possível da moldagem de concreto nas paredes estruturais de nove metros de altura, um molde horizontal de madeira foi feito no local. As paredes foram moldadas horizontalmentee depois, com o uso de dois guindastes, colocadas no centro da casa.
O projeto tem uma tipologia de 'casa de vidro' com uma fachada aberta para o jardim. Os arquitetos e o cliente decidiram usar grandes esquadrias de madeira de cedro vermelho, criando uma atmosfera acolhedora. A dimensão das folhas, em sua maioria, são 2,30 metros de largura por 3 metros de altura. No terraço, que está posicionado para oferecer a visão mais ampla possível para a floresta próxima, três dessas folhas podem ser abertas. Isso cria uma abertura de quase 7 metros, que conecta a sala com o jardim circundante.
Brises de madeira que deslizam ao longo de todo o perímetro da casa entre o telhado em balanço e o piso fornecem sombra onde é necessário, além de privacidade para o banheiro e o quarto. A casa apresenta uma infraestrutura sustentável com ventilação natural, uma cobertura com vegetação e células solares e um sistema passivo de aquecimento.
Os arquitetos trabalharam em estreita colaboração com o cliente no projeto de interiores. O objetivo era criar um espaço interno aberto e acolhedor, feito sob medida para o cliente. As ideias e a seleção de mobiliário foram muito inspiradas pelo processo projetual da casa. A seleção de móveis para a Villa H inclui, entre outros, Cassina, Vitra e Flos com cadeiras Eames e Rietveld.